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3M

A 3M foi fundada em 1902 no estado de Minnesota, região dos Grandes Lagos, nos Estados Unidos. Cinco homens de negócios resolveram explorar depósitos de minérios. Mas a exploração das minas provou ser de pouco valor e a nova empresa de Mineração e de Manufatura de Minnesota rapidamente transferiu-se para a cidade de Duluth em 1905, para concentrar suas atividades na fabricação de abrasivos.

Anos de trabalho se seguiram até que a companhia pudesse alcançar a qualidade desejada para seus produtos e para o fornecimento de matéria-prima. Novos investidores foram atraídos pela 3M, como Lucius Ordway, que transferiu a empresa para a cidade de Saint Paul, capital do estado de Minessota, em 1910. As inovações técnicas e de marketing começaram a produzir bons resultados, e em 1916, a companhia pagou seu primeiro lucro de 6 centavos de dólar por ação.

Alguns acontecimentos marcaram a história da 3M, como:

  • A primeira lixa à prova d’água do mundo, que reduzia poeira durante a produção de automóveis foi desenvolvida no início de 1920;
  • O segundo principal marco ocorreu em 1925, quando Richard G. Drew, um jovem assistente de laboratório, inventou a fita de mascaramento – uma etapa inovadora para a diversificação e a primeira de muitas fitas adesivas sensíveis à pressão da marca Scotch®. Nos anos seguintes, o progresso técnico resultou na fita adesiva de celofane Scotch® para selar caixas e que, com o tempo, propiciou a descoberta de centenas de outras utilidades;
  • No início dos anos 40, devido a Segunda Guerra Mundial, a empresa desviou alguns de seus materiais e gerou novas soluções em produtos, como materiais refletivos Scotchlite™ para a sinalização de estradas, a fita magnética para a gravação de som, fita adesiva de filamento e o início da participação da 3M no mercado das artes gráficas com lâminas para o processo litográfico de impressão;
  • Nos anos 50, a 3M introduziu o processador de cópia Thermo-Fax™, o protetor de tecido Scotchgard™, a fita de vídeo, as esponjas de limpeza Scotch-Brite® e diversos novos produtos eletromecânicos;
  • O microfilme Dry-silver foi introduzido em 1960, junto com produtos voltados para a indústria de fotografia, papéis sem carbono, sistemas de projeção aérea e um rápido crescimento nos negócios de cuidados da saúde, com produtos médicos e dentários;
  • Os negócios expandiram nos anos 70 e 80 nas áreas de farmácia, radiologia e de controle da energia.
  • Nos anos 80, a 3M introduziu o bloco de recados adesivos Post-it®, criando uma nova categoria de produtos no mercado, e transformando a comunicação entre as pessoas e o comportamento das organizações desde então;
  • Nos anos 90, as vendas globais alcançaram a marca de US$ 15 bilhões. A 3M continuou a desenvolver uma grande quantidade de produtos inovadores, incluindo modificadores farmacêuticos de resposta imune; filme para aumentar o brilho de displays eletrônicos e circuitos flexíveis usados em impressoras de jato de tinta, telefones celulares e em outros dispositivos eletrônicos;
  •  Em 2004, as vendas globais alcançaram, pela primeira vez, a marca de US$ 20 bilhões com novos produtos que contribuem significativamente para o crescimento contínuo da companhia. As inovações recentes incluem o bloco de recados Post-it® Super Sticky, a fita adesiva transparente Scotch®, películas ópticas para televisões LCD e uma nova família de produtos de limpeza Scotch-Brite, que proporcionam aos consumidores o poder de limpeza ideal e inteligente;
  •  Em 2007, a marca Scotch-Brite ™ introduziu nos Estados Unidos o primeiro limpador de banheiros com dispenser de agua sanitária embutido. Outros produtos, tais como fita de mascaramento de pintura Scotch Blue™ para cantos e dobradiças e continuou a criar produtos inovadores, destinados a melhorar o ambiente de casa;
  •  Seus cientistas desenvolveram em 2008 um mecanismo ultra-compacto de projeção LED para integrar em dispositivos eletrônicos pessoais, incluindo o micro projetor 3M Mpro 110, que evoluiu desde então. Este foi o mesmo ano em que houve a epidemia da gripe Influenza e os respiradores 3M foram primeiros a serem os aprovados pelo departamento de “Food and Drug Administration” dos Estados Unidos para uso pelo público em geral;
  •  Em 2009, o negócio de saúde introduziu o estetoscópio eletrônico Littmann 3200, um dispositivo de auscultação de última geração com tecnologia Bluetooth sem fio que transfere os sons do coração, pulmão, e outros para um software em um computador para análise posterior. Estes estetoscópios têm permitido com sucesso que médicos possam estudar pacientes em áreas rurais distantes e até um astronauta na Estação Espacial Internacional;
  •  A ampla presença da inovação da 3M não só fez impacto no campo da telemedicina, mas também na indústria com a introdução dos abrasivos Cubitron™ II. Seus grãos cerâmicos abrasivos patenteado, apresentam uma estrutura diferenciada que aumenta a vida útil do abrasivo por pelo menos quanto quatro vezes;
  •  Em 2012, a Divisão de Energia Renovável e a “Gossamer Space Frames” revelaram a maior célula de captura de energia solar usando o 3M ™ Solar MIrrow Film 1100;
  •  Em 2013, a 3M superou os US $ 30 bilhões em vendas ao redor do globo;
  •  Em 2014, a 3M foi indicada para o Índice de Sustentabilidade da Dow Jones pelo 15º ano consecutivo;
  •  No ano passado, cientistas e pesquisadores da 3M conquistaram a patente número 100.000.

Tel.: 0800 013 23 33
www.3m.com.br
3M do Brasil – Caixa Postal 101 – 13170-970 – Sumaré – SP